Seguidores

|Este Blog|Link daqui|A web|Listas de blogs e links|

arq.

Perguntas e respostas, encontre a tua...

Ajuda do Blogger

A seguir, encontrará as respostas às perguntas mais frequentes. Poderá localizar tópicos de ajuda mais extensos nos seguintes idiomas:
Deutsch
English (US)
English (UK)
Español
Français
Italiano
Nederlands
Português (Brasil)
Русский
中文(简体)
中文 (繁體)
日本語
한국어
Dansk
Norsk
Suomi
Svenska
ภาษาไทย
Türkçe

Perguntas mais frequentes:

  1. O que devo fazer para criar uma conta Blogger?
  2. O que devo fazer para criar um blogue no Blogger?
  3. O que devo fazer para publicar mensagens no meu blogue?
  4. O que devo fazer para publicar imagens?
  5. Não consigo iniciar a sessão. O que devo fazer?
  6. O que devo fazer para eliminar um blogue?
  7. O que devo fazer para cancelar a minha conta?
  8. Posso ter um blogue no qual mais de uma pessoa publique mensagens?
  9. O que devo fazer para adicionar a minha foto ao meu perfil?
  10. O que devo fazer para configurar uma ligação FTP (ou SFTP) no meu servidor de alojamento Web externo?
  11. O que devo fazer para utilizar um domínio personalizado no meu blogue?
  12. Como funciona o Blogger Mobile?
  13. O que devo fazer para classificar as minhas mensagens?
  14. O que devo fazer para inserir o serviço AdSense no meu blogue?
  15. O que devo fazer para activar um site feed para o meu blogue?
  16. O que é o botão "  Sinalizar"  ?
  17. O que devo fazer para moderar os comentários no meu blogue?
  18. O que devo fazer para utilizar a funcionalidade de esquema do Blogger?
  19. Por que razão tenho verificação de palavras no meu formulário de publicação?
  20. Por que razão o meu blogue está desactivado?
  21. Posso utilizar teclas de atalho ao publicar?
  22. O que devo fazer para utilizar a funcionalidade de transliteração?
  23. O que devo fazer para utilizar o editor de mensagens do Blogger?
  24. Onde posso comprar um nome de domínio personalizado para o meu blogue?
  25. O que devo fazer para alterar o formato das datas apresentadas no meu blogue?
  26. O que é um modelo de mensagem?
  27. O que são hiperligações de entrada e como se utilizam?
  28. O que é a opção de verificação de palavras?
  29. Posso editar o código HTML do esquema do meu blogue?
  30. Onde aparece o título do meu blogue?
  31. O que é um URL?
  32. O que é que a definição "  lista"   faz?
  33. O que é que a definição de codificação faz?
  34. O que é um servi dor FTP?
  35. O que é o caminho FTP?
  36. Qual é a diferença entre publicar novamente o índice e publicar novamente todo o blogue?
1. O que devo fazer para criar uma conta Blogger?
Em Página inicial do Blogger, clique no botão "  Criar agora o seu blogue". Na página seguinte, poderá criar automaticamente uma Conta Google. Pode utilizar a sua Conta Google noutros serviços do Google. Se já possui uma Conta Google, talvez através do Gmail, Grupos Google ou Orkut, inicie primeiro a sessão. Depois de ter iniciado a sessão, deve inserir um nome a apresentar e aceitar os Termos do serviço. Depois de efectuar estes passos, estará pronto para criar um blogue e começar!
2. O que devo fazer para criar um blogue no Blogger?
Para poder criar um blogue grátis no Blog*Spot, o serviço de alojamento do Blogger, precisa de ter criado uma conta em blogger.com. Depois de ter iniciado a sessão no blogger.com, clique na hiperligação "  Criar um blo gue". No 2.º passo, insira um título e um endereço (URL). Precisará também de introduzir a palavra de verificação apresentada nesta página. Quando terminar, clique em "continuar". No 3.º passo, pode escolher um modelo para o seu blogue; esse será o aspecto que o mesmo terá quando o publicar. A seguir, o Blogger cria o seu novo blogue e reserva a sua localização no BlogSpot. Logo que efectuar a sua primeira publicação, a sua página aparece no endereço que escolheu.
3. O que devo fazer para publicar mensagens no meu blogue?
No seu Painel de controlo, clique na hiperligação "Nova mensagem" junto ao blogue no qual deseja publicar a mensagem. A seguir, aparece a página Criar nova mensagem. Comece por dar um título à sua mensagem (opcional) e depois publique a mensagem propriamente dita. Quando terminar, clique na hiperligação "Pré-visualização" para se certificar de que está como pretende. Quando estiver satisfeito com a sua mensagem, clique no botão "Publicar". Desta forma, a sua nova mensagem é publicada.
4. O que devo fazer para publicar imagens?
Pode carregar fotos utilizando o ícone de imagem existente na barra de ferramentas do editor de mensagens. Quando clicar nesse ícone, abre-se uma janela que lhe permite seleccionar uma ou várias imagens do seu computador. Basta clicar no botão "Procurar" para localizar as que desejar. Como alternativa, pode inserir o URL de uma imagem que já esteja online para a inserir na sua mensagem. Se clicar na hiperligação destinada a escolher um esquema, poderá personalizar a forma como as suas imagens vão aparecer na sua mensagem. As opções esquerda, centro e direita determinam de que forma o texto da sua mensagem flui em redor das imagens. Esta opção de dimensão permite-lhe colocar as imagens em diferentes tamanhos dentro desta área de publicação.
5. Não consigo iniciar a sessão. O que devo fazer?
Caso se tenha esquecido da informação da sua Conta Google, pode recuperar os seus dados de início de sessão na Conta Google clicando no "?" junto da "Palavra-Passe", na página de início de sessão do Blogger, ou pode utilizar a página Assistência para palavras-Passe das Contas Google.
Lembre-se de que o nome de utilizador da sua conta Google é o endereço de email completo que utilizou para criar a sua conta (por exemplo: oseunome@exemplo.com).
Se consegue iniciar a sessão na sua conta, mas não vê o(s) blogue(s) apropriado(s) no Painel de controlo, é possível que tenha iniciado a sessão na conta errada. Nesse caso, tente iniciar uma sessão com todos os seus endereços, recorrendo ao formulário Assistência para palavras-Passe, se necessário. Experimente esta operação, mesmo que julgue ter só uma conta. Já assistimos a muitos casos em que as pessoas criaram acidentalmente uma conta extra sem se terem apercebido disso, pelo que fazer esta verificação é normalmente a forma mais rápida de recuperar o seu blogue.
6. O que devo fazer para eliminar um blogue?
Para eliminar totalmente o seu blogue, abra o separador Definições | Básico. Neste ponto, certifique-se de que se encontra mesmo no blogue correcto e de que quer removê-lo permanentemente da sua conta. A seguir, clique em "Eliminar este blogue". Se o seu blogue estiver no seu próprio servidor, os respectivos ficheiros não serão eliminados. Poderá eliminá-los manualmente estabelecendo uma ligação ao seu servidor através de um cliente FTP.
7. O que devo fazer para cancelar a minha conta?
Para eliminar a sua Conta Google, incluindo os seus blogues, inicie uma sessão na página inicial de Contas Google. Depois de iniciar a sessão, clique na hiperligação "Editar", que se encontra junto à lista "Os meus serviços", e chegará a uma página que lhe permite eliminar a sua conta. Tenha em atenção que ao eliminar uma conta irá também eliminar todos os serviços Google associados à mesma, tais como o seu perfil Orkut, a sua página iGoogle e os seus blogues do Blogger.
8. Posso ter um blogue no qual mais de uma pessoa publique mensagens?
Sim, são os chamados "blogues de equipa". Basicamente, uma pessoa cria um blogue inicial e depois convida outras pessoas a juntarem-se ao mesmo. Os membros da equipa podem ser administradores ou simples publicadores. Os administradores podem editar todas as mensagens (e não apenas as suas), adicionar e remover membros da equipa (e conceder acesso administrativo) e modificar as definições do blogue. Os não administradores só podem publicar as suas mensagens no blogue.
Para convidar uma pessoa a participar num blogue, abra primeiro o separador Definições | Permissões e clique em "Adicionar autores". A seguir, introduza os endereços de email das pessoas que está a convidar para o blogue e, em breve, elas receberão uma mensagem de email a convidá-las. Tenha em atenção que elas têm de possuir Contas Google e que se não as tiverem serão automaticamente direccionadas para criar uma. Quando estiver pronto para enviar os convites, clique em "Convidar". Quando o novo membro da equipa tiver aderido com sucesso ao blogue, você recebe uma mensagem de email a informá-lo da situação.
9. O que devo fazer para adicionar a minha foto ao meu perfil?
Primeiro, clique na hiperligação "Editar perfil" do seu painel de controlo. A partir daí, insira o URL da imagem do perfil no formulário e clique em "Guardar" no fim da página. Se ainda não tiver uma imagem alojada noutro local, pode começar por publicar uma imagem no seu blogue. Depois de o fazer, mude o editor de mensagens para o modo Editar HTML, se não estiver já lá. Agora, copie o URL da foto e cole-o no campo "URL da fotografia" do seu Perfil. Depois, clique em "Guardar" no fim da página e a operação está concluída. Tenha em atenção que a imagem não deve ultrapassar os 50k.
10. O que devo fazer para configurar uma ligação FTP (ou SFTP) no meu servidor de alojamento Web externo?
Aceda a Definições | Publicação e seleccione um método de ligação. A seguir, insira as suas definições. Quando terminar, guarde os detalhes do seu servidor, através do botão "Guardar definições" no fim, e publique novamente o seu blogue. Tenha em atenção que serão utilizados os números de porta predefinidos (:21 para FTP e :22 para SFTP), pelo que especificar outra porta não dará resultado. Além disso, não inclua http:// nem ftp:// no endereço do servidor ou na definição do caminho.
11. O que devo fazer para utilizar um domínio personalizado no meu blogue?
Se não quiser ter blogspot.com no endereço do seu blogue, pode obter um domínio próprio. Continuaremos a alojar todos os seus conteúdos como habitualmente, mas serão apresentados no seu novo endereço. Existem três componentes para configurar esta acção:

O Seu Domínio

A primeira coisa a fazer é escolher um nome para o domínio, tal como omeusite.com, e registá-lo. Pode registar nomes de domínios a partir de qualquer um dos muitos agentes de registo existentes.

Definições de DNS

A seguir, tem de criar um registo CNAME para o seu domínio junto do DNS, associando o seu domínio a ghs.google.com. O procedimento exacto para o fazer varia consoante o seu agente de registo de domínios; por isso, contacte-o directamente, uma vez que será a entidade apta a ajudá-lo. Tenha em atenção que o novo registo de DNS pode não ficar activado de imediato.

Definições do Blogger

Neste ponto, os servidores de DNS sabem como direccionar as pessoas para o Google quando estas quiserem visitar o seu blogue; por isso, temos de nos certificar de que associamos o blogue correcto ao seu domínio. Irá fazê-lo no separador Definições | Publicação do seu bloque no Blogger. Se estiver a publicar no Blog*Spot, verá uma hiperligação junto ao topo, que lhe oferece a oportunidade de o mudar para um domínio personalizado. Clique nessa hiperligação. A definição Endereço do Blog*Spot muda agora para O seu domínio. Preencha os dados do domínio que registou no início deste processo e depois guarde as suas definições.

Notas:

  • Se o seu novo domínio não o levar até ao seu blogue, espere mais um dia ou dois para ter a certeza de que todos os servidores de DNS foram actualizados. Se continuar a não funcionar, contacte o seu agente de registo para se certificar de que inseriu correctamente as definições de DNS.
  • O seu endereço original do Blog*Spot será automaticamente reencaminhado para o seu novo domínio. Desta forma, todas as hiperligações e favoritos existentes para o seu site continuarão a funcionar.
  • Pode utilizar esta funcionalidade com domínios (por exemplo: omeusite.com) ou subdomínios (por exemplo: nome.omeusite.com). Contudo, não pode especificar subdirectórios (por exemplo: omeusite.com/blog/) nem caracteres universais (por exemplo: *.omeusite.com).
12. Como funciona o Blogger Mobile?
Para iniciar um blogue móvel, basta enviar uma mensagem (que pode ser uma foto, texto ou ambos) para go@blogger.com e nós criamos um blogue para si! Depois de enviar a mensagem, receberá uma resposta com o URL do seu blogue móvel e um token com o qual pode reivindicar o seu novo blogue. Para reivindicar o seu blogue, basta inserir o token em http://go.blogger.com. A reivindicação do seu blogue móvel dá-lhe total acesso às definições e funcionalidades do Blogger.com, permite-lhe associar o seu blogue a uma Conta Google e deixa-o fundir o seu blogue móvel com outro blogue existente.
13. O que devo fazer para classificar as minhas mensagens?
Quando escrever uma mensagem, há um espaço no final do formulário chamado "Etiquetas para esta mensagem". Insira as etiquetas que quiser, separando-as por vírgulas. Pode também clicar na hiperligação "mostrar tudo" para mostrar uma lista de etiquetas que utilizou anteriormente. A seguir, basta clicar nas etiquetas para as adicionar. Quando publicar a sua mensagem, as etiquetas aparecem listadas juntamente com a mesma. Se clicar em qualquer uma das etiquetas, será direccionado para uma página que contém apenas mensagens com essa etiqueta. Pode também adicionar uma lista de todas as suas etiquetas na barra lateral do seu blogue, ordenando-as alfabeticamente ou por frequência de utilização.
14. O que devo fazer para inserir o serviço AdSense no meu blogue?
Para colocar o AdSense no seu blogue, clique no separador Modelo ou Esquemas do seu blogue. Num blogue que permita modificar os esquemas, adicione um novo elemento de página e seleccione a opção AdSense. Se estiver a utilizar um modelo clássico, basta seleccionar a hiperligação "AdSense" no separador Modelo. Poderá escolher um tamanho para os seus anúncios e depois personalizar o aspecto que os mesmos terão no seu blogue.
15. O que devo fazer para activar um site feed para o meu blogue?
Primeiro, abra o separador Definições | Site Feed. Aqui, tem uma opção simples, na qual pode seleccionar a porção dos seus conteúdos que deseja sindicar. "Total" coloca todo o conteúdo de cada mensagem no seu site feed, ao passo que "Abreviado" inclui apenas um excerto do início de cada mensagem. A opção "Nenhum" desactiva por completo o seu site feed.
16. O que é o botão "Sinalizar"?
Esta funcionalidade denomina-se "Sinalizar como repreensível" e está acessível a partir da Navbar do Blogger. O botão "Sinalizar?" permite à comunidade dos blogues aperceber-se facilmente de conteúdos questionáveis, o que, por sua vez, nos ajuda a tomar as medidas adequadas quando for necessário. Quando uma pessoa que está a visitar um blogue clicar no botão "Sinalizar?" na Navbar do Blogger, isso significa que essa pessoa acha que o conteúdo do blogue pode ser ofensivo ou ilegal. Nós detectamos o número de vezes que um blogue é sinalizado como repreensível e utilizamos essa informação para determinar quais as medidas a tomar. Tenha em atenção que os utilizadores podem clicar neste botão uma segunda vez para retirarem a sua sinalização.
17. O que devo fazer para moderar os comentários no meu blogue?
Poderá localizar a definição de moderação de comentários no separador Definições | Comentários. Trata-se apenas de uma simples opção entre sim/não. Se escolher "sim" para esta opção, abre-se um espaço para inserir o seu endereço de email. Isto permite-lhe moderar os comentários através do email, sem afectar a sua definição normal de notificação de comentários. É opcional, uma vez que pode sempre moderar comentários através da interface do Blogger. Por isso, defina a opção como "sim", insira um endereço para notificação se o desejar, guarde as definições e aguarde pelo comentário seguinte.
Todos os comentários recebidos irão agora para uma página especial denominada "Moderar comentários", que poderá localizar no separador Envio de mensagens. Nesta página, verá uma lista de todos os comentários que foram criados, mas que ainda não foram aprovados nem rejeitados. (Esta lista exclui quaisquer comentários feitos pelos membros administradores do blogue.) Cada linha da lista apresenta o início do comentário, o nome do autor e a hora a que foi criado. Ao clicar no triângulo à esquerda, a linha expande-se para mostrar o texto completo do comentário, juntamente com as hiperligações "Publicar" e "Rejeitar", que pode utilizar para aprovar ou desaprovar o comentário.
Todo este processo pode também ser efectuado por email. Se tiver inserido um endereço de email para moderação, recebe uma mensagem para cada comentário contendo as hiperligações "Publicar" e "Rejeitar", bem como uma hiperligação para a página principal de moderação do blogue.
18. O que devo fazer para utilizar a funcionalidade de esquema do Blogger?
Primeiro, procure o nome do seu blogue no painel de controlo e clique na hiperligação "Modelo" junto do nome. Se a hiperligação indicar "Esquema" em vez de "Modelo", isso significa que já está a utilizar a funcionalidade Esquema e que pode ignorar os primeiros passos. Na página Modelo, observe as hiperligações de navegação do separador "Personalizar o Seu Design" e clique no mesmo. Receberá uma mensagem a explicar que o Blogger irá fazer uma cópia de segurança do seu modelo actual. (A cópia de segurança estará indeterminadamente disponível para que possa regressar mais tarde ao modelo, caso seja necessário.) Clique no botão "Actualizar o seu modelo" para continuar. A seguir, escolha um dos nossos modelos predefinidos, clique em "Guardar modelo" e a operação está concluída.
Quando o seu modelo estiver actualizado, pode dispor os elementos do mesmo da forma que quiser. Basta para isso clicar no elemento que pretende mover e arrastá-lo e largá-lo no local onde quer que passe a estar. (Nota: na maior parte dos modelos, pode mover todos os elementos excepto a Navbar, as mensagens e o cabeçalho do blogue.) Pode adicionar vários elementos da página à sua página do blogue ou à barra lateral, clicando em "Adicionar um elemento da página". Esta acção irá abrir uma janela de pop-up que lhe permitirá adicionar elementos ao seu blogue, clicando em "Adicionar ao blogue" na secção do elemento pretendido.
19. Por que razão tenho verificação de palavras no meu formulário de publicação?
A verificação de palavras no formulário de publicação destina-se a ser um mecanismo de redução de spam para o BlogSpot em geral. Existem duas causas possíveis:

Spam potencial

Neste caso, a verificação de palavras é aplicada a alguns blogues que representem um spam potencial, através de um sistema automatizado. Uma vez que o sistema é automatizado, existirão necessariamente alguns resultados falsos positivos, embora estejamos continuamente a trabalhar no sentido de aperfeiçoar os nossos algoritmos para o evitar. O facto de ter a verificação de palavras no seu formulário de envio de mensagens não o impede de as publicar e não significa que o seu blogue vá ser eliminado ou punido de alguma forma desde que não viole as nossas políticas. Para evitar inconvenientes adicionais ao publicar, clique no ícone "?" (ponto de interrogação) que se encontra junto à verificação de palavras do seu formulário de envio de mensagens. Esta acção direcciona-o para uma página onde pode solicitar uma revisão do seu blogue. Então, alguém irá examiná-lo, verificar que não se trata de spam e passar o seu blogue para a lista branca, de forma a que não volte a ser necessária a verificação de palavras.

Taxa de envio de mensagens elevada

Se enviar um grande número de mensagens num só dia, ser-lhe-á solicitado que efectue uma verificação de palavras para cada uma delas, independentemente de o seu blogue ter ou não passado na verificação de spam potencial. Se isto lhe acontecer, conclua simplesmente a verificação de palavras para cada mensagem ou aguarde 24 horas, altura em que a verificação será removida automaticamente. Esta restrição foi implementada não só para controlarmos a sobrecarga nos nossos servidores, mas também para impedir o spam explícito. Portanto, não existe um processo de revisão de listas brancas para isentar blogues individuais.
20. Por que razão o meu blogue está desactivado?
A desactivação resulta da marcação de um blogue como spam por parte do nosso sistema de classificação automático. Se o seu não for um blogue de spam, é porque foi erradamente classificado como tal pelo nosso sistema automático, pelo que pedimos desculpa. Se o seu blogue estiver desactivado, aparece listado no seu Painel de controlo, mas não consegue clicar nele para aceder ao mesmo. Se for este o caso, existe um período de tolerância durante o qual pode solicitar que o mesmo seja revisto e recuperado.
21. Posso utilizar teclas de atalho ao publicar?
O Blogger tem várias teclas de atalho para utilizar na edição das suas mensagens. Funcionam correctamente no Internet Explorer 5.5+/Windows e na família Mozilla (1.6+ e Firefox 0.9+) e podem funcionar noutros browsers. São as seguintes:
  • control + b = Negrito
  • control + i = Itálico
  • control + l = Blockquote (apenas em modo HTML)
  • control + z = Anular
  • control + y = Refazer
  • control + shift + a = Hiperligação
  • control + shift + p = Pré-visualização
  • control + d = Guardar como rascunho
  • control + s = Publicar mensagem
  • control + g = Transliteração hindi
22. O que devo fazer para utilizar a funcionalidade de transliteração?
O Blogger oferece uma opção de transliteração automática para converter caracteres romanos em caracteres devanāgarī, utilizados no hindi. Isto permite-lhe introduzir foneticamente palavras hindi em escrita inglesa, fazendo no entanto com que as mesmas apareçam no alfabeto correcto. Para activar esta funcionalidade, abra a página Definições | Básico e seleccione "Sim" para a opção de transliteração. Esta definição irá afectar todos os blogues da sua conta, tal como acontece com a definição Modo de composição.
23. O que devo fazer para utilizar o editor de mensagens do Blogger?
O editor de mensagens do Blogger tem três modos:
  • Compor: um modo WYSIWYG em que pode manipular o texto com botões de formatação.
  • Editar HTML: um modo em formato não processado no qual pode editar manualmente o html.
  • Pré-visualizar: apresenta uma pré-visualização completa da mensagem, incluindo o Título, hiperligações e imagens.
Para alternar entre estes modos, basta clicar na hiperligação adequada. Os botões de formatação só se encontram disponíveis em alguns browsers.
Funcionalidades, da esquerda para a direita:
  • Tipo de letra
  • Tamanho do tipo de letra
  • Negrito
  • Itálico
  • Cor do tipo de letra
  • Hiperligação
  • Alinhar à esquerda
  • Centrar
  • Alinhar à direita
  • Justificar
  • Lista ordenada (numerada)
  • Lista não ordenada (com marcas)
  • Blockquote
  • Verificação ortográfica
  • Carregar imagem
  • Remover formatação da selecção
24. Onde posso comprar um nome de domínio personalizado para o meu blogue?
Existem muitas empresas nas quais pode comprar nomes de domínios, em geral por um preço anual bastante razoável. Uma pesquisa Google por agente de registo de domínio irá fornecer-lhe inúmeras opções. Pode também comprar noutros locais desta lista:
25. O que devo fazer para alterar o formato das datas apresentadas no meu blogue?
Pode alterar o formato de data tanto para as mensagens como para as hiperligações de arquivos editando as definições do seu blogue. Na página Definições | Formatação, existem os campos para "Formato do cabeçalho de data" e "Formato de data do índice de arquivos". Ambos os campos incluem menus pendentes com listas das opções de formato para a apresentação de datas. (Os Cabeçalhos de data costumam aparecer acima das suas mensagens e o Índice de arquivos é normalmente a lista de hiperligações de arquivos na sua barra lateral.) Quando terminar, clique em "Guardar definições" no fim da página.
26. O que é um modelo de mensagem?
Os modelos de mensagem ajudam os utilizadores a poupar tempo, ao formatarem previamente o editor de mensagens. Alguns utilizadores gostam que as suas mensagens sejam formatadas de determinada forma. Por exemplo, uma pessoa pode querer criar uma hiperligação para um artigo na primeira linha e a seguir citá-lo mais abaixo. Neste caso, os códigos da hiperligação e do blockquote podem ser inseridos no modelo da mensagem, aparecendo, prontos para serem preenchidos, em todas as novas mensagens.
27. O que são hiperligações de entrada e como se utilizam?
As hiperligações de entrada permitem-lhe localizar outras páginas na Web que se interligam às suas mensagens. Por exemplo, se um seu amigo se ligar a uma das suas mensagens, a mensagem mostra automaticamente que mais alguém está ligado a ela, e dá-lhe um curto trecho do texto do seu amigo e uma hiperligação para a mensagem do seu amigo. Pode localizar a definição de hiperligações de entrada no separador Definições | Comentários, consistindo numa única e simples opção para activar ou desactivar a definição. Se estiver activada, verá uma hiperligação marcada como "Hiperligações para esta mensagem" junto à hiperligação de comentário para cada mensagem.
28. O que é a opção de verificação de palavras?
A opção "verificação de palavras" pode ser localizada no separador Definições | Comentários para o seu blogue. Se escolher "sim" para esta definição, as pessoas que deixarem comentários no seu blogue terão de executar um passo de verificação de palavras, semelhante ao apresentado quando cria um blogue. O objectivo desta verificação é impedir que os sistemas automáticos adicionem comentários ao seu blogue, uma vez que só um ser humano consegue ler a palavra e passar este passo. Se alguma vez recebeu um comentário com o aspecto de um anúncio publicitário ou uma hiperligação aleatória para um site não relacionado, é porque encontrou spam de comentários. Muitos destes são feitos automaticamente por software que não consegue passar a verificação de palavras, pelo que activar esta opção é uma boa forma de impedir muitos destes comentários indesejáveis.
Posso editar o código HTML do esquema do meu blogue?
Com certeza, basta abrir o separador Modelo | Editar HTML. O primeiro item nesta página é uma opção para transferir uma cópia do seu modelo para um ficheiro de texto no seu disco rígido. Recomendamos vivamente que o faça para que possa regressar a ele facilmente voltando a carregar o mesmo ficheiro. A seguir, vem o código propriamente dito para o seu modelo. Como poderá observar, é semelhante ao HTML e ao CSS normais, mas inclui também muitos códigos personalizados que o tornam compatível com o nosso editor de esquema do tipo arrastar e largar e com o selector de tipo de letra e cor.
30. Onde aparece o título do meu blogue?
O título do seu blogue, tal como se encontra definido no separador Definições | Básico do Blogger, pode aparecer em vários locais: no seu blogue publicado, no seu Painel de controlo, no seu perfil e na lista "Recentemente actualizados" do Painel de controlo (se o seu blogue estiver listado). Portanto, seja criativo!
31. O que é um URL?
Um URL é a localização de um ficheiro na Web. Alguns exemplos de URLs incluem http://www.blogger.com/ ou http://omeublogue.blogspot.com/. O URL que seleccionar será utilizado por si e pelos seus visitantes para aceder ao seu blogue.
Durante o processo de criação do blogue, é-lhe pedido que seleccione um URL para o mesmo, se quiser que fique alojado no Blog*Spot. Uma vez que já existe um grande número de blogues no Blog*Spot, terá de ser criativo, e é possível que tenha de fazer várias tentativas diferentes antes de localizar um que esteja disponível. Ao seleccionar o URL do seu blogue, deve ter em atenção que o hífen (também conhecido como traço, - ) é o único carácter não alfanumérico permitido. Os espaços não são permitidos, tal como os caracteres de sublinhado (_) ou outros caracteres especiais.
32. O que é que a definição "lista" faz?
A definição "Adicionar o seu blogue às nossas listas?" determina se o seu blogue vai ou não aparecer no blogger.com - especificamente, para a lista de blogues na sua página de perfil e os blogues recentemente actualizados apresentados na página inicial do Blogger. Poderá localizar esta definição na página Definições | Básico. Nota: Se o modelo do seu blogue estiver a utilizar o código BlogMetaData, desactivá-lo significa também que o seu blogue não será pesquisado por motores de pesquisa.
33. O que é que a definição de codificação faz?
A definição de codificação indica a um browser como apresentar o seu blogue. Este facto não é muito importante para blogues em língua inglesa, mas é fundamental para que os blogues de língua não inglesa sejam apresentados adequadamente. UTF-8 é a selecção predefinida, uma vez que suporta todos os idiomas. Porém, nalguns casos, terá de experimentar outra codificação. E, se uma codificação de que necessita não estiver listada, informe-nos e nós adicionamo-la tão depressa quanto for possível.
34. O que é um servidor FTP?
Um servidor FTP é um computador que utiliza o protocolo FTP para aceitar ficheiros carregados pelos utilizadores. O endereço do seu servidor FTP tem normalmente o seguinte aspecto: ftp.exemplo.com
Quando comprar um serviço de alojamento, deve ser-lhe fornecido um endereço do servidor FTP que poderá utilizar. Se não possuir esta informação ou se tiver dúvidas, contacte o seu fornecedor de alojamento.
Notas:
  • Serão utilizados os números de porta predefinidos (:21 para FTP e :22 para SFTP). Especificar outra porta não dará resultado.
  • Não inclua http:// nem ftp:// no endereço do servidor.
35. O que é o caminho FTP?
O caminho FTP indica ao Blogger onde deve colocar os ficheiros do seu blogue no seu servidor. Deve ter o seguinte formato:
directório/directório/ (não se esqueça de incluir a barra)
Se estiver familiarizado com o FTP, o seu caminho é o seu directório acessível através da Web. Por exemplo, pode ser 'htdocs' ou 'www' ou 'public_html' ou, se quiser colocar o seu blogue num subdirectório, 'htdocs/blog/', etc.
Se tudo isto lhe parecer um pouco complicado, tente contactar o seu fornecedor de alojamento para lhe pedir ajuda. Ele saberá dizer-lhe de que forma deve efectuar as configurações para o seu servidor específico.
Notas:
  • NÃO utilize http://, ftp:// ou o endereço do seu servidor no caminho.
  • O directório que especificar deve já existir no seu Servidor FTP.
  • Este não deve ser um caminho absoluto - deve ser relativo à localização da raiz do seu FTP no servidor.
36. Qual é a diferença entre publicar novamente o índice e publicar novamente todo o blogue?
Se tiver um blogue FTP, continua a precisar de repetir a publicação do seu blogue de forma a reflectir actualizações. Publicar novamente apenas o índice significa que só a página do índice (e o site feed, se estiver activado) será novamente publicada.
Publicar novamente todo o blogue repete a publicação de todo o blogue - a página do índice, o feed, as páginas de arquivo e as mensagens. Esta acção aplica as suas alterações de modelo mais recentes a todas as páginas do seu blogue. Pode ser um processo demorado, se tiver muitas mensagens.

 fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário
\/

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost